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FAMÍLIA E ESCOLA: QUAIS SÃO OS DESAFIOS PARA A REDE PÚBLICA E OS BENEFÍCIOS NA REDE PRIVADA?

Refletindo a presença da família na vida escolar de seus filhos, destacamos que é sem dúvidas a parceria mais eficaz para a educação. Família que se faz presente no ambiente e na vida escolar de seus filhos promovem junto a escola valores fundamentais para a ética e moral de uma jovem geração. É fundamental a […]

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Refletindo a presença da família na vida escolar de seus filhos, destacamos que é sem dúvidas a parceria mais eficaz para a educação. Família que se faz presente no ambiente e na vida escolar de seus filhos promovem junto a escola valores fundamentais para a ética e moral de uma jovem geração.

É fundamental a escola proporcionar ações em que envolva a participação da família por meio de projetos ou trabalhos colaborativos entre todos da gestão escolar e também os alunos.P

BENEFÍCIOS PARA A ESCOLA COM A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA

O benefícios são inúmeros quando há o bom relacionamento entre escola e família. São condições que envolvem o básico e o essencial para o sucesso da aprendizagem dos alunos. É importante que a aproximação destas duas sejam parceiras. Como dizia Paulo Freire, um grande educador brasileiro, que tinha muitas ideias sobre a educação democrática afirmou sobre o objetivo da escola de ensinar o aluno a “ler o mundo” para poder transformá-lo.

Tal transformação que também abrange de forma firmada à educação um desempenho democrático para o avanço da escola, além de dinamizar a participação de todos no cotidiano escolar. São bases de sustentação que gera consciência para formação humana e evolução de uma sociedade renovadora.

DESAFIOS DAS REDES DE ENSINO PÚBLICO

Um dos princípios para a educação brasileira, estabelecido pela Constituição Federal de 1988, é a gestão democrática. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96, em seu art. 9º, dispõe sobre a elaboração do plano nacional de educação – PNE, preservando os princípios constitucionais, até mesmo, de gestão democrática e claro, inclui a  participação das comunidades escolares e locais em conselhos escolares, conforme escrito no art.14 desta mesma lei.

Os deveres são os mesmos para as redes de ensino, sejam elas públicas ou privadas. O que ainda é necessário para inúmeras delas são regras a serem estabelecidas e antes de serem cumpridas, serem respeitadas.

É fato afirmar: “A exigência para que os alunos desenvolvam as habilidades e competências é muito maior que na escola privada do que na escola pública.” Será por quê?

As respostas são infinitas, é uma diferença assimétrica comparando a história da educação no BRASIL aos tempos atuais. Parte delas, citando as diferenças que existem sobre a participação das famílias destacam:

  • Independência na gestão da escola privada e pública;
  • A qualidade do material didático e recursos paradidáticos;
  • O nível de escolaridade das famílias que frequentam as escolas públicas e as privadas;
  • A condição econômica das famílias que frequentam as escolas particulares e públicas.

DIREITOS E DEVERES CONFORME A LDB

Está na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): as escolas têm a obrigação de se articular com as famílias e os pais têm direito a ter ciência do processo pedagógico, bem como de participar da definição das propostas educacionais.

Foi publicado na Revista Nova Escola, no artigo “A Escola da Família” apontado pelo jornalista Gustavo Heidrich que a maioria dos pais não participam do cotidiano escolar dos seus filhos. Há uma resposta e que pode fazer total diferença.

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