Connect with us

Diversos

Home Office: Trabalhe em casa sem perder a produtividade

Devido ao atual cenário de quarentena no Brasil, diversas empresas adotaram meios de continuar a funcionar, sem expor seus colaboradores a contato direto com o público ou sem a necessidade de que eles se desloquem até o local de trabalho.  No segundo caso, temos o sistema de home-office, que permite com que o trabalho seja realizado diretamente […]

Published

on

Devido ao atual cenário de quarentena no Brasil, diversas empresas adotaram meios de continuar a funcionar, sem expor seus colaboradores a contato direto com o público ou sem a necessidade de que eles se desloquem até o local de trabalho.  No segundo caso, temos o sistema de home-office, que permite com que o trabalho seja realizado diretamente da casa do funcionário. 

Mas como manter a produtividade em um ambiente tão informal? Para muitas pessoas, pode ser um desafio manter o foco e não procrastinar sem a presença de um colega ou supervisor. 

Primeiramente, é importante estabelecer um horário de trabalho, se possível mantendo a mesma rotina de horários que são cumpridos na empresa, incluindo os intervalos de almoço e descanso. É possível contar com uma série de aplicativos que auxiliam o usuário a se lembrar de seus compromissos, lembrar de beber água e até mesmo se alongar de tempo em tempo no decorrer do dia.  

Escolher o local correto também é fundamental. É importante que seja bem iluminado e confortável para trabalhar. Caso você utilize o Wi-Fi, é necessário que o aparelho esteja instalado no mesmo ambiente que o seu notebook, computador ou celular. Também é válido eliminar obstáculos entre os aparelhos. Caso essa proximidade não seja possível, repetidores, ou roteadores Mesh podem ajuder  a manter a intensidade da internet, ou então, recomenda-se a utilização de cabos de rede.  

Garanta que o seu computador está protegido e com as atualizações do sistema devidamente baixadas. Para ter um bom desempenho, recomenda-se também que todos arquivos desnecessários sejam excluídos, liberando espaço na memória do computador.  

Não misture o seu trabalho com o pessoal. Misturar assuntos de trabalho com assuntos pessoais, certamente vai impactar negativamente o seu rendimento. Estabeleça limites: durante o horário de trabalho, evite acessar as redes sociais e responder mensagens pessoais. Abra somente programas relacionados ao seu trabalho. 

É preciso ter disciplina. Definir uma programação a ser seguida, que o mantenha produtivo e motivado. Leva tempo para se adaptar à nova rotina de trabalho em casa, a ideia é criar expectativas dentro da realidade de um dia comum de trabalho. Outra dica é fazer antecipadamente uma Checklist com as tarefas do dia, assim você garante que não está esquecendo nada importante.  

Faça pequenas pausas para restaurar as energias: beba água, alongue-se e respire. Dê ao seu cérebro a oportunidade de se recuperar brevemente.  

Caso tenha outras pessoas em casa, faça com que elas entendam seus limites e compreendam que você não está à disposição, afinal, não é porque você está de home office que está disponível para um bate papo, e seus familiares e amigos precisam estar cientes disso. Ter um espaço reservado para trabalhar é o ideal, de preferência onde possa manter a porta fechada, o que ajuda na fixação dessa ideia.  

Sempre que possível, dê um feedback aos seus colegas e superiores sobre o que você tem feito, sobre o andamento e seu trabalho e sua produtividade. Assim você pode mostrar tudo o que cumpriu no dia, e se mantém conectado com outras pessoas, afinal, se isolar pode ser desmotivador.  

E você, também está trabalhando em casa? Conte pra gente nos comentários. Bom trabalho a todos!

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *