Connect with us

Diversos

17 de Julho: Dia de Proteção as Florestas

No Brasil, o dia 17 de julho é voltado para a conscientização sobre a necessidade de se preservar nossas florestas. Você sabia que cerca de 20% de todas as espécies da Terra vivem no Brasil? Especialmente na floresta Amazônica. Infelizmente, nossas florestas vêm sendo ameaçadas constantemente devido ao desmatamento e a exploração da biodiversidade. A […]

Published

on

No Brasil, o dia 17 de julho é voltado para a conscientização sobre a necessidade de se preservar nossas florestas. Você sabia que cerca de 20% de todas as espécies da Terra vivem no Brasil? Especialmente na floresta Amazônica.

Infelizmente, nossas florestas vêm sendo ameaçadas constantemente devido ao desmatamento e a exploração da biodiversidade.

A riqueza das florestas brasileiras nos proporcionam diversos benefícios, como por exemplo: alimentos, clima favorável, turismo com as belas paisagens, entre outros.

Muitos pensam que, por não estar próximo a área das florestas não podem fazer nada para contribuir com a causa, porém existem atitudes que podem ser tomadas por todos para colaborar:

  • Não poluir o meio ambiente (mesmo que na área urbana);
  • Utilizar produtos biodegradáveis e ecológicos;
  • Evitar jogar filtro de cigarro aceso próximo a áreas de mata;
  • Conscientizar as crianças e demais pessoas próximas quanto a necessidade desse cuidado.

Na história temos exemplos de pessoas que dedicaram suas vidas a proteção do meio ambiente. Chico Mendes destacou-se por levantar a bandeira contra a destruição da Amazônia, assim como a missionária Dorothy Stang. Ambos foram mortos em virtude de sua luta.  Hoje existem vários ativistas que ainda defendem e lutam pela causa, porém constantemente são ameaçados por se posicionarem contra assuntos de grande interesse econômico, como no caso dos madeireiros.

De acordo com a organização Global Witness, em 2017 o Brasil liderou, pelo quinto ano consecutivo, o ranking de países mais perigosos do mundo para quem luta defendendo suas terras, florestas e rios. Foram 49 mortes envolvendo esses defensores.

Essa luta, no entanto, precisa continuar! As florestas são extremamente importantes para a vida na terra e seu ecossistema.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *