Connect with us

Diversos

Fisioterapia, a profissão que ganhou destaque durante a pandemia

Published

on

A pandemia de Covid-19 transformou o cenário mundial e afetou profundamente o setor de saúde. Com essa nova realidade, alguns segmentos foram estritamente necessários e os profissionais na área ganharam destaque. Dentre eles, o papel do fisioterapeuta se tornou crucial na manutenção e recuperação da saúde dos pacientes que venceram o Covid. 

O fisioterapeuta está presente tanto no processo de tratamento da doença ativa, quanto após a cura, combatendo sequelas. Esse profissional contribui para a recuperação da capacidade pulmonar e motora dos pacientes que sofreram complicações do vírus, além de evitar que esses passem por pioras cardiorrespiratórias. 

Mesmo antes do Covid-19, o atendimento de um fisioterapeuta já era importante, porém agora detém ainda mais destaque. Esses profissionais estão presentes desde o acompanhamento da capacidade pulmonar até dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos casos mais graves e no pós-Covid.

A fisioterapia respiratória em especial alcançou seu ápice de importância, já que o covid é uma doença que acomete o sistema respiratório. Antes da pandemia, a fisioterapia motora era a principal função do fisioterapeuta, mas isso mudou com as necessidades de tratamentos impostos pelo vírus. Mas embora o destaque desses profissionais aconteça em um momento tão crítico, não é de hoje que a fisioterapia atua como linha de frente na área de saúde. Com a Covid-19, a profissão se tornou mais reconhecida, mas os fisioterapeutas sempre estiveram envolvidos com os cuidados na UTI de pacientes que tiveram Acidente Vascular Cerebral ou trauma cranioencefálico, pós cirúrgicos e entre outras situações onde o uso de ventilação mecânica é necessário.

Com todo esse destaque, a Fisioterapia passou a ser vista com outros olhos pelo mercado, sendo possível observar uma forte tendência de procura e um aumento da valorização. O mercado de trabalho para o profissional formado é amplo, e motivado pelas demandas atuais, as perspectivas para a área de fisioterapia só tendem a aumentar.

Aliada por muitas pesquisas e descobertas de novos processos, é o momento ideal para o profissional que quer se especializar em uma das áreas da Fisioterapia. Se você quer atuar na linha de frente no combate ao Covid-19, precisa conhecer os cursos de pós-graduação para fisioterapeutas oferecidos pelas Faculdades IBRA.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *