Connect with us

Diversos

6 passos para ser um enfermeiro bem-sucedido

Published

on

Introdução

Apesar de a carreira de enfermagem oferecer boas oportunidades de trabalho, o profissional que busca crescer e obter cargos estáveis e salários mais altos precisa apresentar alguns diferenciais. O conhecimento da graduação é só o primeiro passo para quem almeja um futuro de sucesso na área.

Mas como se destacar? É importante que o enfermeiro busque aprimoramento técnico-científico e desenvolva algumas habilidades pessoais — o que será essencial para aumentar sua produtividade e melhorar o relacionamento com os colegas.

Quer algumas dicas para ter uma carreira de enfermagem de sucesso?  


1 – Faça seu plano de carreira 

O primeiro passo para quem busca sucesso profissional é o planejamento. Por isso, elabore um plano de carreira com metas de curto, médio e longo prazo e direcione seus esforços para alcançá-las.

Para traçar esse guia, é só refletir sobre suas ambições e como você se imagina no futuro: qual cargo pretende alcançar? Com qual salário? Trabalhando em qual segmento?

Quando você sabe aonde quer chegar, fica mais fácil correr atrás dos seus sonhos, planejando, por exemplo, fazer uma especialização para conseguir uma promoção.


2 – Pesquise os segmentos de atuação

É fundamental que o enfermeiro tenha uma visão global do mercado de atuação. Além de trabalhar em hospitais, o profissional pode atuar em:

  •  Home care;
  •  Ambulatórios de empresas, instituições de ensino e outras entidades;
  •  Auditorias;
  •  Gestão de serviços de saúde;
  •  Ensino e pesquisa na área de enfermagem.

Muitas vezes, você pode se identificar melhor com determinado segmento, o que vai trazer motivação, ajudando no sucesso da sua carreira. Por isso, é importante conhecer todas as possibilidades que a profissão oferece.


3 – Seja resiliente

O enfermeiro lida diariamente com muita pressão e estresse, afinal, cuidar da saúde dos pacientes, muitas vezes em estado grave, é uma grande responsabilidade. Por isso, quem quer crescer nessa carreira precisa desenvolver a capacidade de resiliência.

Ser resiliente significa ser capaz de suportar as tensões sem se abater, enxergando o lado positivo mesmo nas dificuldades e os momentos de crise como oportunidades de aprendizado. Não se trata de ser insensível, mas sim de ter controle emocional para aprender a lidar com essa carga pesada.

Quando você desenvolve a inteligência emocional, torna-se um profissional diferenciado, pois aprende a controlar o nervosismo mesmo nas situações mais adversas. Isso permite que você use todo seu potencial, além de enxergar uma má avaliação como um empurrãozinho para corrigir seus pontos falhos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.