Connect with us

Diversos

Dia de Tiradentes: 3 filmes nacionais para aproveitar o feriado!

Published

on

Nascido em 1746, Joaquim José da Silva Xavier, apelidado como “Tiradentes”, foi consagrado como uma importante figura da História do Brasil, após sua ativa participação na Inconfidência Mineira (1789), movimento de caráter republicano e separatista, que tinha como principal objetivo tornar a capitania de Minas Gerais uma república independente. 

Executado em 21 de abril de 1792, Tiradentes – após a Proclamação da República (1889) – foi escolhido como um símbolo de heroísmo pelos republicanos, que desejavam exaltar personalidades nacionais contrárias à monarquia, a fim de aproximar o movimento republicano do povo brasileiro. 

Hoje, com o propósito de homenagear Tiradentes, o dia 21 de abril é considerado feriado nacional. E pensando no seu lazer, selecionamos três dicas de filmes nacionais, contextualizados dentro de momentos históricos, para você assistir durante o feriado! 

Confira nossas indicações abaixo: 

Olga (2004)

Baseado na história real de Olga Benário, o filme narra a vida e luta da militante de esquerda. De origem alemã e judaica, Olga foi perseguida e entregue aos nazistas pelo governo de Getúlio Vargas. A trama também apresenta detalhes do relacionamento amoroso de Olga com Luís Carlos Prestes, seu esposo e companheiro de luta política.

O ano em que meus pais saíram de férias (2006) 

Em 1970, Mauro, um garoto de 12 anos, recebe a notícia de que seus pais resolveram tirar férias repentinas, o deixando sob cuidados do avô paterno. Um incidente faz com que Mauro tenha que ser amparado por Shlomo, um velho judeu solitário, vizinho de seu avô. 

Mauro precisa lidar com a sua nova realidade, enquanto aguarda ansiosamente pelo retorno dos pais que, na verdade, são fugitivos políticos da Ditadura Militar. 

O Roubo da Taça (2016)

Inspirado em uma história real, o episódio do roubo da taça Jules Rimet, o filme é uma comédia que se passa no ano de 1983, um dos anos finais da Ditadura Militar. 

O longa-metragem é protagonizado por Peralta, um corretor de seguros endividado que, com a ajuda de um comparsa atrapalhado, decide roubar a taça Jules Rimet de dentro dos cofres da CBF. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *