Diversos
28 de abril: Dia Internacional da Educação
Em 2000, dia 28 de abril, aconteceu o Fórum Mundial da Educação, onde cerca de 1.000 representantes de 180 países reuniram-se em Dakar, no Senegal. O objetivo do encontro foi firmar e aprimorar ações em prol do ensino de qualidade para todos.
Simbolicamente, o dia ficou marcado como o Dia Internacional da Educação, embora a Assembleia Geral das Nações Unidas tenha determinado, em 2018, uma data diferente para celebrar o tema, dia 24 de janeiro.
O Dia Internacional da Educação existe para reafirmar a importância do conhecimento em todas as esferas de formação do indivíduo. Sobre o tema, Paulo Freire, célebre educador brasileiro, uma vez refletiu:
“A educação faz sentido porque as mulheres e homens aprendem que através da aprendizagem podem fazerem-se e refazerem-se, porque mulheres e homens são capazes de assumirem a responsabilidade sobre si mesmos como seres capazes de conhecerem.” (Paulo Freire).
Nesse sentido, a educação é uma ferramenta libertadora que possibilita autoconhecimento e mudança social, sendo indispensável para a construção de um mundo melhor, mais justo e humano. A data nos faz refletir sobre um futuro mais esperançoso, onde todos tenham qualidade de vida.
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” (Paulo Freire).