Connect with us

Diversos

Como conciliar estudos com a maternidade? Veja 5 passos

Sabemos que cuidar dos filhos e ter tempo para estudar é uma tarefa que parece impossível. Porém, é possível conciliar os dois sem fazer sacrifícios. Para facilitar a vida das mamães estudantes de plantão, separamos 5 passos para driblar os desafios e se sair bem tanto na maternidade quanto nos estudos. Leia até o final!

Published

on

Obviamente, quando olhamos para este cenário, a primeira coisa que vem à nossa cabeça é a falta de tempo. Tanto estudar quanto cuidar dos filhos são tarefas que exigem muita dedicação e comprometimento, tornando um grande desafio praticar os dois ao mesmo tempo, mas com as estratégias certas, tudo se torna mais fácil!

Deslocamento, muito tempo fora de casa, gastos aumentados… só de pensar nisso dá até dor de cabeça em quem sabe como os cuidados com os nossos pequenos são intensos e praticamente ininterruptos.

Por isso, fazer um curso on-line é uma ótima alternativa, tendo em vista que o material didático, as disciplinas e o diploma/certificado (saiba a diferença entre os dois aqui) são exatamente iguais aos do ensino presenciais.

Atualmente, os cursos EaD (Ensino a Distância), estão munidos de recursos tecnológicos como materiais imersivos e inclusivos, aulas ao vivo, suporte quase que em tempo real com os tutores e fórum de discussão.

Além disso, esses cursos ajudam a economizar dinheiro — algo muito importante durante a maternidade — e ainda nos dão um tempo extra que seria gasto com deslocamento, por exemplo, e isso nos leva ao próximo ponto…

Leia também: Como funciona o ensino EAD? Descubra tudo sobre essa modalidade de ensino!

Sabemos que ter um horário fixo para estudar é algo completamente fora de cogitação, porém, indicamos que você analise a sua rotina, pense nos momentos que está mais tranquila — como quando o seu filho está dormindo ou na escola —, e se organize para aquele horário ser dedicado aos estudos.

Ou seja, encaixe os estudos no ritmo da sua rotina com um cronograma flexível. Se precisar, separe as matérias para estudar em cada “brecha” que tiver, e altere o seu cronograma se não estiver funcionando até encontrar a “rotina perfeita”.

Sempre que possível, converse com os tutores e professores do seu curso para que você possa antecipar (ou postergar) seus trabalhos e provas.

Além disso, verifique se o seu curso exige estágio, algumas aulas presenciais, como as feitas em laboratório. Uma dica é conversar com a instituição sobre a possibilidade de postergar tais aulas.

Por mais que a gente se esforce muito, não dá pra fazer tudo ao mesmo tempo. Por isso, a chance do seu rendimento ser bem menor do que seria se você tivesse menos afazeres, então, não se cobre tanto e não desista.

Em vez disso, saiba que terá dias em que não dará conta e, simplesmente, vai precisar descansar. Você notará que no dia seguinte suas tarefas como mãe e estudante serão mais fáceis de serem realizadas, já que sua capacidade de concentração será maior.

Não tenho medo de aceitar (e pedir) ajuda. Mesmo com um cronograma bem planejado, dar conta de diversas demandas complexas é algo muito exaustivo e que pode trazer sofrimento.

Logo, familiares, amigos, colegas de trabalho, etc. Em todos os lugares que você frequenta podem existir pessoas que gostariam de te ajudar de alguma forma.

Para conciliar trabalho e estudo de maneira mais tranquila, aproveite oportunidades de:

  • dividir os cuidados com os filhos e a casa;
  • deixar as crianças com algum familiar;
  • fazer trabalhos em grupo na faculdade;
  • pedir ajuda aos professores nos estudos;
  • delegar ou compartilhar tarefas no trabalho.

E então, nossas dicas te ajudaram de alguma forma? Não deixe de nos seguir no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades!

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Alderito

    maio 17, 2024 at 6:31 pm

    Muito interessante…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *