Educação
Pós-graduação em musicoterapia a distância é bom?
A música é uma ótima atividade para o desenvolvimento da nossa mente como um todo. Porém, muitas pessoas não sabem que ela pode ser utilizada como terapia. O curso de musicoterapia apresenta um campo teórico e prático que combina elementos musicais e neurociência, com o objetivo de ajudar a entender nossas emoções. Leia até o final para entender suas vantagens, área de atuação, média salarial e muito mais!
Trazer à tona sentimentos como alegria, melancolia, nostalgia e amor é algo que faz parte do cotidiano do profissional especialista em musicoterapia. Porém, não é só disso que esta pós-graduação a distância trata.
A musicoterapia é uma técnica muito usada para o tratamento de doenças físicas e mentais e, em 2017, foi incluída pelo Ministério da Educação (MEC) no quadro de profissões da área da Saúde, pois utiliza elementos da música para fins terapêuticos, suprindo necessidades físicas, cognitivas, emocionais, sociais e espirituais dos indivíduos de todas as idades.
Como funciona o curso de musicoterapia a distância?
A musicoterapia combina técnicas e teorias da música com a neurociência para reabilitar e prevenir doenças. Estudos também comprovam que ela é capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas em geral. Isso acontece porque ela age em diferentes regiões do cérebro em conjunto, como o córtex visual, pré-frontal, motor e hipocampo.
A musicoterapia é comumente utilizada para:
- Reabilitação de dependentes químicos;
- Recapacitação motora;
- Proporcionar qualidade de vida de idosos;
- Integrar práticas de cuidados paliativos;
- Tratar problemas de aprendizagem;
- Reintegração de menores infratores.
Além disso, a musicoterapia possui uma grande influência nas áreas do cérebro relacionadas à memória e comunicação, por essa razão, também beneficia pacientes com Alzheimer, Parkinson e outras doenças neurodegenerativas.
O que um musicoterapeuta faz no dia a dia?
O profissional musicoterapeuta usa a música para promover a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos, já que proporciona melhora da qualidade de vida dos pacientes. Para isso, ele utiliza instrumentos e elementos musicais como ritmo, som, harmonia, melodia e cantos para tratar pessoas com distúrbios da fala, audição e deficiências mentais.
Pessoas com dificuldade de aprendizado, crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) também podem se beneficiar da musicoterapia, além de idosos, pessoas com doenças crônicas, menores infratores e dependentes químicos que estejam em reabilitação.
Quem pode fazer o curso de pós-graduação em musicoterapia a distância?
O curso de musicoterapia é indicado para você que já possui uma graduação e quer se aprofundar nessa área. Sendo assim, para o ingresso no curso é importante ter conhecimentos musicais, fazendo estes os principais meios de interação e comunicação na prática musicoterapêutica.
| Você ainda não possui uma graduação? Confira 5 passos para saber como escolher uma graduação on-line de qualidade
Quanto ganha um musicoterapeuta?
Hoje em dia, a demanda pelo profissional especializado em musicoterapia ainda é maior do que a quantidade de profissionais disponíveis no mercado.
Por esse motivo, não há tanta concorrência no mercado, permitindo que um musicoterapeuta possa ganhar em média de R$2 mil a R$7 mil por mês.
Onde o profissional de musicoterapia pode trabalhar?
A inclusão da musicoterapia na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, garantiu novas possibilidades de atuação para o profissional que realizou uma pós-graduação em musicoterapia.
Por isso, após o reconhecimento como profissão da área da saúde, o musicoterapeuta pode prestar concurso público para trabalhar na rede pública de saúde. Além de oportunidades em hospitais, ONGs, asilos, clínicas de reabilitação, clínicas para dependentes químicos, entre outros.
Qual é o melhor lugar para uma pós-graduação em musicoterapia a distância?
Aqui na Faculdade IBRA, você pode fazer um curso de pós-graduação em musicoterapia. Ele é oferecido na modalidade de ensino a distância (EaD) e você pode acessar as aulas no seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a plataforma online onde o estudante conta com o apoio de tutores para sanar dúvidas e ajudar no que for possível.
Contamos com um método de ensino eficaz e inovador, em que você pode consumir o conteúdo de diversas formas diferentes, com exercícios de fixação e muito mais! Então, clique aqui agora mesmo e dê o próximo passo na sua carreira. Te esperamos lá!