Diversos
MEC estabelece assistências para escolas do RS
Novas resoluções publicadas estabelecem procedimentos para o recebimento de assistência técnica e financeira pelo estado e pelos municípios em situação de calamidade pública para reconstrução e reforma de escolas públicas.
O Ministério da Educação (MEC) publicou as Resoluções nº 12 e nº 13/2024, que tratam da destinação de recursos para assistência técnica e financeira a escolas públicas do estado e dos municípios do Rio Grande do Sul. A primeira institui as regras de transferência de recursos para a reconstrução, enquanto a segunda estabelece os procedimentos necessários para reformas em escolas públicas da educação básica. Os documentos foram divulgados no dia 7 de agosto, no Diário Oficial da União.
Os aportes serão provenientes do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e repassados por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), entidade vinculada ao MEC. Para receberem a verba, as instituições de ensino devem estar localizadas em áreas efetivamente atingidas, conforme delimitação georreferenciada.
Assim, os entes federados deverão apresentar a solicitação à Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, pela aba “Diagnóstico” do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), informando o desastre ocorrido, o nome das escolas atingidas e o enquadramento do comprometimento estrutural.
O estado de calamidade pública do Rio Grande do Sul e a situação de emergência dos seus municípios foram reconhecidos pelo Decreto Legislativo nº 36, de 7 de maio de 2024, publicado pelo governo federal.
Fonte: Agência Gov.