Connect with us

Diversos

Esse foi o PRIMEIRO curso EAD do Brasil, e você NEM SABE!

Faala aluno, como vai essa força? Me responde uma coisa, você acha que cursos EAD é uma modalidade de ensino nova no Brasil? Se você disse sim, meu amigo… hoje o iBRA vai desconstruir essa ideia! Você irá conhecer qual foi e quando foi criado o primeiro curso EAD do Brasil e o histórico no […]

Published

on

Faala aluno, como vai essa força?

Me responde uma coisa, você acha que cursos EAD é uma modalidade de ensino nova no Brasil? Se você disse sim, meu amigo… hoje o iBRA vai desconstruir essa ideia! Você irá conhecer qual foi e quando foi criado o primeiro curso EAD do Brasil e o histórico no mundo. Você vai se surpreender!

ANTES DE MAIS NADA, O QUE É EAD?

EAD é a sigla que representa Ensino a Distancia. Essa é uma modalidade de ensino que engloba cursos dos mais variados níveis, desde cursos livres de capacitação até cursos pós-graduação (como os oferecidos aqui pelo iBRA). Uma dúvida frequente que a maioria das pessoas têm, é se os cursos de graduação e pós-graduação a distância também são autorizados pelo MEC.

A resposta, caro estudante, é SIM!

As bases legais da Educação a Distância no Brasil foram estabelecidas pela Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996), pelo Decreto n.º
2494, de 10 de fevereiro de 1998 (publicado no D.O.U. DE 11/02/98), Decreto n.º 2561, de 27 de abril
de 1998 (publicado no D.O.U. de 28/04/98) e pela Portaria Ministerial n.º 301, de 07 de abril de 1998
(publicada no D.O.U. de 09/04/98).

Para saber se os cursos oferecidos por uma determinada instituição são autorizados e reconhecidos pela entidade, basta acessar a página oficial do MEC na internet, e digitar o nome da faculdade no campo de pesquisa!

O PRIMEIRO CURSO EAD DO BRASIL

Agora se prepara, que daqui pra frente é só nostalgia!

Acredite se quiser, o primeiro curso EAD instituído no Brasil foi o curso de Datilografia (lembra dele?), oferecido pela primeira vez a mais de 100 anos atrás, entre o final do século XIX e começo do século XX! Esse curso, enviado pelo sistema de correspondência, ensinava pessoas a manipularem com mais agilidade as máquinas de datilografia, as populares máquinas de escrever, principalmente as desenvolvidas no padrão QWERT (o mesmo padrão de teclado que usamos atualmente).

Contudo, se formos falar sobre EAD no mundo, a história data acontecimentos muito mais antigos!

E nesse sentido, o primeiro registro que se tem notícia foi um anúncio publicado na Gazeta de Boston, nos EUA, em 20 de março de 1728. Se no ano mencionado, você estivesse folheando esse jornal, se depararia com o professor Caleb Phillips oferecendo um curso de Taquigrafia (uma técnica para escrever usando códigos e abreviações) para alunos em todo o país, com materiais enviados pelos correios de forma semanal.

Mas foi na Alemanha, mais precisamente na cidade de Berlim, no ano de 1856, que foi fundada a primeira escola por correspondência! Os fundadores, Charles Toussaint e Gustav Langenscheidt, especializaram o colégio no ensino de idiomas.

A partir daí, o método por correspondência começou a se expandir de forma exponencial, até que chegou ao ensino superior pelo pioneirismo das universidades de Wisconsin, Chicago e Oxford, no começo dos anos 1890.

CURSOS POR CORRESPONDÊNCIA

Como vocês já puderam perceber, os cursos por correspondência foram os PRIMEIROS CURSOS EAD do mundo! E se você é um jovem que já nasceu na era web, pode até não lembrar dessa modalidade de curso, ou até mesmo achar um absurdo a ideia de um curso via cartas enviadas e recebidas pelos correios, mas acredite, até o começo dos anos 90, os cursos livres por correspondência eram muitos populares.

Quem viveu essa época vai lembrar dos famosos cursos do Instituto Monitor e do Instituto Universal Brasileiro! Aquelas famosas cartilhas, apostilas e papéis timbrados com exercícios e tarefas! Apesar da internet ter praticamente extinto essa modalidade de EAD, esses cursos ainda existem e possuem alunos!

Já fez algum destes cursos? Sente saudades? Comenta aí!

RÁDIO E TELECURSOS

Nos anos 40, 50 e 60 além dos cursos por correspondência, as rádios passaram a transmitir conteúdos no Brasil, abrangendo alguma popularidade. Porém foi nos anos 80 que surge um dos cursos EAD mais famosos do país: O TELECURSO. Provavelmente você vai se lembrar do famoso bordão: “E atenção, se liga aí, é hora da revisão!”.

O telecurso surgiu em 1978 como um sistema de educação a distância (EAD), sendo mantido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com o sistema FIESP. O programa consistia em teleaulas com foco nas últimas séries do ensino fundamental e do ensino médio, que podiam ser assistidos pela TV ou em tele-salas espalhadas pelo Brasil, cujo público alvo eram jovens e adultos.

 

O programa era exibido simultaneamente em parceria pela Rede Globo, TV Cultura, TV Brasil e Canal Futura. As TV’s Aparecida de Rede Vida também já transmitiram o programa.

E do telecurso, tem saudade? Posta aqui nos comentários!

ERA ATUAL: EAD ONLINE

Atualmente fazer um curso EAD está muito mais disponível que em outros tempos, tudo isso graças a internet! Inclusive, como já foi dito nesse artigo, o MEC autoriza a modalidade para cursos superiores desde 1998! E o melhor é que você tem uma dinâmica muito mais interativa do que antes. Por exemplo, nos cursos por correspondência, ou telecursos, tirar uma dúvida com o seu professor demoraria dias e até semanas. Nas escolas e faculdades EAD online (como aqui no iBRA), você consegue tirar essa dúvida em tempo real!

Além disso, você tem inúmeros recursos multimídia para aprender, estimulando a criatividade, a atenção e sobretudo dando mais qualidade para o seu aprendizado!

Qualquer dúvida, pode enviar pra gente!

 

Paulo Bonfá

Paulo Bonfá é escritor e Social Media do iBRA.

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *