Connect with us

Educação

Como funciona o EJA para concluir o ensino médio a distância (antigo supletivo)?

Mais oportunidades no mercado de trabalho, poder iniciar a faculdade ou o curso técnico dos sonhos, participar de concursos públicos e até mesmo realizar o Enem. Estes são apenas alguns dos benefícios de terminar os estudos.

Published

on

Como a maior parte das pessoas não tem disponibilidade para frequentar uma escola presencialmente, o ensino a distância acaba sendo muito prático para conciliar com a rotina de quem já está inserido no mercado de trabalho, por exemplo.

Além disso, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dois em cada cinco brasileiros de 25 a 64 anos não têm o ensino médio completo. Um percentual de 41,5%. Por isso, o EJA (Educação de Jovens e Adultos) EaD (Ensino a Distância) tem um grande papel para diminuir essa taxa, aumentando o acesso à educação.

Leia até o final para descobrir mais vantagens de realizar esse curso, as exigências e como funciona.

Ele possui exatamente o mesmo conteúdo do ensino médio regular e do curso de EJA presencial.

Na modalidade a distância, as salas de aula tradicionais são trocadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O AVA é uma plataforma digital onde você pode assistir às aulas, acessar o plano de ensino da disciplina, tirar dúvidas com os professores e realizar outras atividades.

Leia também: Como funciona o ensino EAD? Descubra tudo sobre essa modalidade de ensino!

Existem apenas dois critérios para se matricular no EJA a distância, que são estabelecidos pelo Ministério da Educação. São eles:

  • Ter 18 anos completos no momento da matrícula;
  • Ter Ensino Fundamental completo.


Adolescentes com idade inferior a 18 anos devem frequentar escolas regulares e não podem fazer EJA. O mesmo vale para menores emancipados.

Jovens e adultos que fazem EJA, seja presencial ou a distância, são considerados estudantes como todos os outros e têm os mesmos direitos de quem cursa Ensino Médio em idade regular. Por exemplo:

  • Carteira de estudante;
  • Meia-entrada estudantil para cinemas, museus e apresentações culturais;
  • Passe-livre ou desconto na passagem nas cidades que oferecem tais benefícios;
  • Participação em programas de jovem-aprendiz;
  • Fazer estágio supervisionado.

Depois de concluir e ser aprovado no curso, também podem usufruir dos direitos de todo cidadão com Ensino Médio completo, como:

  • Ingressar no ensino superior, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do vestibular ou outras formas;
  • Prestar concursos públicos destinados a quem completou o ensino básico;
  • Concorrer a vagas de emprego que exigem ensino médio.

Uma dúvida comum é se a idade da pessoa que cursa ou conclui os estudos interfere em seus direitos, mas não é verdade. A lei considera todos os que concluíram a etapa básica da educação da mesma forma, independentemente da idade ou instituição de ensino em que se graduaram.

Aqui na Faculdade IBRA, o curso conta com a duração de 6 meses para a carga horária completa de quem precisa de 1º e 2º grau.

Porém, esse tempo pode ser reduzido pela metade, caso o aluno apresente no sistema o histórico parcial da instituição de onde veio. Por exemplo: aluno que já fez o 1º grau poderá concluir em 3 meses.

Na Faculdade IBRA, você pode fazer o EJA com extrema qualidade. Nossa faculdade possui nota de excelência no MEC (Ministério da Educação) e um ambiente de ensino feito pensando no seu aprendizado, além de diversos professores disponíveis para tirar dúvidas!

Clique aqui agora mesmo e dê o próximo passo na sua carreira.