Connect with us

Educação

O que são os cursos livres? Eles agregam ao currículo? Saiba tudo aqui.

Published

on

Hoje em dia, nós podemos observar um crescimento explosivo dos cursos livres.

Mais e mais pessoas querem impulsionar sua carreira desenvolvendo habilidades profissionais e pessoais de forma prática e barata.

Por isso, leia até o final e saiba tudo sobre os cursos livres!

Diferentemente dos cursos superiores, os cursos livres são uma modalidade de ensino não formal; como o próprio nome diz, eles são mais “livres”.

Embora não sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), eles são considerados legais e têm amparo no Decreto nº 5.154/04.

Os cursos da modalidade de ensino livre têm como característica principal a carga horária reduzida e a oferta de um conhecimento específico, como ensinar o uso de um software, uma técnica de laboratório ou uma língua estrangeira, por exemplo.

Ou seja, eles são cursos que te ensinam uma habilidade específica, e isso traz vantagens tanto para o seu currículo quanto para a sua vida pessoal.

São a mesma coisa! Todos os três termos são usados para se designar a mesma modalidade de curso.

Não há nenhum pré-requisito que deve ser seguido, apenas o interesse no curso.

Como falamos acima, um curso livre te ensina uma habilidade e amplia os seus horizontes profissionais e pessoais.

Um detalhe importante é que, se você está na graduação, os cursos livres ajudam a sair da faculdade com um currículo mais interessante, além de contarem créditos para atividades complementares, que são obrigatórias para a obtenção do diploma.

Além disso, os cursos livres são altamente acessíveis, com preços que cabem no bolso, são curtos (os cursos livres online da IBRA, por exemplo, têm 60h de duração) e práticos.

Se interessou por essa modalidade de curso? Já fique de olho para não perder uma oportunidade de um bom curso livre na sua área! Aproveite e dê uma olhada na lista de mais de 600 cursos livres 100% online da Faculdade IBRA! Clique aqui e confira.