Connect with us

Educação

Pós-graduação sem TCC é válida? Saiba tudo aqui!

As regras para a entrega do TCC na pós-graduação são diferentes do que na graduação. Leia até o final para saber de tudo sobre todas as exigências!

Published

on

Para fazer uma graduação, além da aprovação das disciplinas, é obrigatória a entrega de um Trabalho de Conclusão de Curso, também chamado de TCC. Porém, na pós-graduação as regras são diferentes.

Abaixo, você verá uma descrição detalhada sobre o TCC na pós-graduação, mas respondendo de forma direta, não. O TCC não é obrigatório para uma pós-graduação lato-sensu (como especialização e MBA) e é totalmente válido um curso de pós sem este trabalho.

Leia até o final para entender exatamente como funciona e por que você deveria fazer mesmo não sendo obrigatório!

Primeiramente, o que é TCC? O TCC é uma avaliação feita no final de um curso. Seu objetivo é que o aluno coloque em prática tudo o que aprendeu desde o início de seus estudos, tanto para fixar o aprendizado quanto para o seu tutor saber se tudo foi devidamente absorvido e compreendido.

Da mesma forma que os cursos presenciais. 

O estudante escolhe um tema de pesquisa e um professor para orientá-lo. Desse modo, cada instituição conta com os seus parâmetros específicos de desenvolvimento do trabalho:

Trabalho de pesquisa teórica ou de campo;

Artigo científico;

Apresentação de um trabalho;

Produção de resumos;

Estágios de pesquisa e etc.

Bom, depende da instituição e do tipo do curso de pós-graduação.

Como falamos no início do artigo, os cursos de pós-graduação lato-sensu (especialização e MBA) têm TCC opcional, ficando a critério da instituição ou do aluno a decisão. Aqui na Faculdade IBRA, o estudante decide se quer fazer o TCC.

Já os cursos de pós-graduação stricto-sensu (mestrado e doutorado) costumam ter TCC obrigatório.

| Leia também: MBA: o que é, qual a importância e para quem é indicado

Para fazer um TCC para pós-graduação é preciso, antes de tudo, identificar quais são as regras específicas da sua faculdade. Ou seja, como funciona o TCC e quais as orientações gerais para a elaboração do trabalho. Em geral, para fazer um TCC para pós-graduação é preciso:

• Escolher um tema de pesquisa e um professor orientador;

• Fazer um levantamento bibliográfico sobre o tema;

• Fazer pesquisa de campo sobre o tema escolhido;

• Analisar os dados encontrados nos textos e pesquisas;

• Escrita do trabalho de acordo com as normas da instituição;

• Seguir os comentários e orientações do professor orientador ao longo do processo;

• Apresentar o trabalho.

O benefício mais direto é poder concluir o curso em menos tempo

Verdade seja dita: não são todos que conseguem conciliar o tempo em suas vidas profissionais e pessoais. Por isso, com a flexibilidade de não precisar fazer um TCC, você pode se adaptar para uma rotina mais fácil de seguir e ter mais êxito no curso, sem se distrair da sua vida profissional.

O TCC é um meio de colocar em prática tudo o que você aprendeu, por isso, ele te ajuda a fixar o conteúdo, relembrar tópicos importantes e você ainda pode transformá-lo em artigo, focando em publicações em revistas, jornais e online, aprimorando ainda mais o seu currículo. Aqui na Faculdade IBRA, nós temos a Revista Evolucione, uma revista com o objetivo de publicar trabalhos científicos de docentes e discentes nacionais ou estrangeiros que apresentem contribuições originais, teóricas ou empíricas, relacionadas às diversas áreas do conhecimento. Conheça mais sobre ela clicando aqui.

Além disso, a realização de um TCC pode fazer a diferença na prova de títulos para quem deseja seguir a carreira através de concursos públicos. Depende do concurso, pois o edital de cada concurso vai dizer se há prova de títulos, quais serão aceitos e quantos pontos vale cada um. 

Na Faculdade IBRA, você faz uma pós-graduação de extrema qualidade, com nota de excelência no MEC, certificado emitido em até 24 horas e um método de ensino eficaz e inovador!

No nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), você pode consumir o conteúdo de diversas formas diferentes como videoaulas e e-books, por exemplo, além de poder realizar exercícios de fixação e ter um ambiente onde é possível tirar dúvidas diretamente com os tutores e muito mais!

Clique aqui agora mesmo, confira os cursos disponíveis na sua área e dê o próximo passo na sua carreira.