Connect with us

Educação

MBA: o que é, qual a importância e para quem é indicado

Se você está pensando em investir ainda mais na sua educação e avançar na carreira, provavelmente já cogitou fazer um MBA. Mas o que exatamente é um MBA e pra quem é indicado? Hoje o nosso artigo vai falar sobre isso, leia até o final! Temos certeza de que você sairá com insights valiosos.

Published

on

Um homem aparentemente de meia idade, pele branca, vestindo com uma camisa social branca e anotando em um caderno enquanto assiste algo em seu laptop.

O MBA, ou Master of Business Administration, é um tipo de pós-graduação que é focado na área de negócios e gestão. Projetado para profissionais que desejam aprimorar suas habilidades de liderança, análise e tomada de decisões, o MBA abrange uma ampla gama de disciplinas, incluindo finanças, marketing, operações, estratégia e muito mais. É uma qualificação altamente valorizada no mundo dos negócios e é oferecida por diversas instituições de ensino em todo o mundo.

Este curso oferece a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas de negócios, permitindo que você se torne um especialista em sua área de atuação, quer seja um empreendedor ou um profissional com cargo executivo (ou querendo chegar em algum desses dois patamares, claro).

Além disso, fazer um MBA está diretamente ligado com salários mais altos. As empresas valorizam os profissionais que têm esse curso no currículo pelas suas capacidades comprovadas de pensar estrategicamente, resolver problemas complexos e liderar equipes de forma eficaz. Quem é seu “próprio patrão”, percebe uma nítida diferença no dia a dia, tendo resultado com os conhecimentos adquiridos.

Um curso de MBA geralmente é caracterizado por sua abordagem prática e orientada para resultados. Os programas de MBA frequentemente incluem estudos de caso da vida real, projetos práticos, colaboração em equipe e interação com profissionais da indústria.

Um dos principais motivos que leva muitos profissionais a fazerem um MBA é a perspectiva de aumento salarial. Um estudo feito pela Catho apontou que os profissionais com MBA têm um aumento de 31% no salário, sendo 9% a mais do que os de profissionais com especialização. Não só isso, um MBA pode abrir portas para oportunidades diversas de carreira avançadas, como cargos de gerência sênior e executiva.

Uma das exigências do Ministério da Educação (MEC) é que um MBA tenha, no mínimo, 360 horas de atividade. Alguns cursos podem ter mais, mas nenhum terá menos que 360 horas.

Cada instituição de ensino tem uma proposta para a conclusão de curso, podendo ser obrigatória, ou não ser. Aqui na Faculdade IBRA, o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) não é obrigatório.

Aqui na Faculdade IBRA, os cursos de MBA são oferecidos na modalidade de ensino a distância (EaD) e as aulas podem ser acessadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de forma prática.

Contamos com um método de ensino eficaz e inovador, onde você pode consumir o conteúdo de diversas formas diferentes (como videoaulas, por exemplo), com exercícios de fixação e muito mais!

Clique aqui agora mesmo, confira os cursos disponíveis na sua área e dê o próximo passo na sua carreira.

| Leia também: Certificado é o mesmo que diploma? Entenda.