Connect with us

Educação

5 dicas de aprendizado estranhamente eficazes que realmente funcionam

Estudar todo mundo estuda. Agora lembrar exatamente o que aprendeu é algo que parece impossível, não é? Se você quer turbinar os seus estudos com técnicas de aprendizado, leia este artigo até o final! Observação: a 4ª é a mais importante.

Published

on

Imagem preto e branco de uma mulher frustrada sentada no chão com um livro sobre a face.

Nos tempos atuais, aprender algo virou um pesadelo, não é? Nunca se concentrar em algo e reter aquele conhecimento foi tão difícil. As distrações começaram a fazer parte da nossa rotina, e somando com a quantidade enorme de informações que recebemos o tempo inteiro, é difícil manter o foco.

Além disso, por mais que nos esforcemos, sempre tem alguma matéria ou assunto que não entra na nossa cabeça de jeito nenhum, e é por isso que vamos trazer 5 dicas estranhamente eficazes que realmente melhoram o seu aprendizado!

Leia até o final para aprender técnicas que irão te tornar um mestre nos estudos!

Não se prenda a um único método de aprendizado! Cada pessoa aprende de um jeito. Tem gente que se dá melhor com certas técnicas, enquanto para outras elas não ajudam em nada.

A boa notícia é que você tem a opção de escolher o método que acha melhor. Geralmente quando se fala em estudar, a gente só pensa em ler, né? Porém, você pode se dar bem com videoaulas, podcasts ou reescrever as informações adquiridas. O que não faltam são alternativas e entender como elas funcionam para você.

Depois de identificar a sua preferência, tente mesclar e descobrir qual é a “combinação” que se encaixa no seu estilo. Talvez curta escrever e ler ou usar recursos visuais juntos da leitura. Vá testando até achar o que você realmente goste!

Escrever é uma das formas de aprender, mas é preciso escrever de verdade! Digitar no computador não vale. Ao colocar a caneta no papel, você consegue “registrar” os pensamentos que surgiram enquanto explorava a matéria, desta forma, eles se fixam bem melhor no seu cérebro e você irá se lembrar depois com mais facilidade.

Não adianta ser um mestre do aprendizado se você não tem organização. Se você não tiver um plano de estudos, será muito difícil controlar todas as fórmulas, conceitos e demais conhecimentos.

Determine qual matéria irá aprender e quando, quantas páginas e quais exercícios fazer; deixe tudo bem estruturado para você só ter o trabalho de seguir o cronograma ao longo do tempo. Já pensou ter que estudar e ainda ter que escolher o que estudar? É bem melhor já ter tudo no jeito, ainda mais se você precisa se organizar nos estudos a distância (EaD).

| Leia também: Como funciona o ensino EAD? Descubra tudo sobre essa modalidade de ensino!

O nosso cérebro descarta as informações que ele julga como pouco importantes. Se você não revisar um assunto que aprendeu, você com certeza irá esquecer. Então, depois de ter contato com o conteúdo, revise e faça um esforço para se lembrar do que aprendeu.

Depois de um tempo, são muitos assuntos para revisar, por isso, o melhor é criar um plano para revisar cada dia um tema. Revisando um pouquinho de cada vez, você aprenderá sobre tudo o que precisa!

Assim que aprender um tema, tente o mais rápido possível ensinar a alguém. Assim, você conseguirá ter certeza do que aprendeu e quais pontos ainda precisam de reforço. Pode ser qualquer pessoa, desde o seu primo, irmão, cônjuge, cachorro, e por aí vai! O importante é o ato de ensinar.

Gostou? Então não deixe de nos acompanhar no Instagram, postamos conteúdos lá todos os dias!