Educação
5 dicas de aprendizado estranhamente eficazes que realmente funcionam
Estudar todo mundo estuda. Agora lembrar exatamente o que aprendeu é algo que parece impossível, não é? Se você quer turbinar os seus estudos com técnicas de aprendizado, leia este artigo até o final! Observação: a 4ª é a mais importante.
Nos tempos atuais, aprender algo virou um pesadelo, não é? Nunca se concentrar em algo e reter aquele conhecimento foi tão difícil. As distrações começaram a fazer parte da nossa rotina, e somando com a quantidade enorme de informações que recebemos o tempo inteiro, é difícil manter o foco.
Além disso, por mais que nos esforcemos, sempre tem alguma matéria ou assunto que não entra na nossa cabeça de jeito nenhum, e é por isso que vamos trazer 5 dicas estranhamente eficazes que realmente melhoram o seu aprendizado!
Leia até o final para aprender técnicas que irão te tornar um mestre nos estudos!
1- Seja versátil:
Não se prenda a um único método de aprendizado! Cada pessoa aprende de um jeito. Tem gente que se dá melhor com certas técnicas, enquanto para outras elas não ajudam em nada.
A boa notícia é que você tem a opção de escolher o método que acha melhor. Geralmente quando se fala em estudar, a gente só pensa em ler, né? Porém, você pode se dar bem com videoaulas, podcasts ou reescrever as informações adquiridas. O que não faltam são alternativas e entender como elas funcionam para você.
Depois de identificar a sua preferência, tente mesclar e descobrir qual é a “combinação” que se encaixa no seu estilo. Talvez curta escrever e ler ou usar recursos visuais juntos da leitura. Vá testando até achar o que você realmente goste!
2- Use papel físico para anotar:
Escrever é uma das formas de aprender, mas é preciso escrever de verdade! Digitar no computador não vale. Ao colocar a caneta no papel, você consegue “registrar” os pensamentos que surgiram enquanto explorava a matéria, desta forma, eles se fixam bem melhor no seu cérebro e você irá se lembrar depois com mais facilidade.
3- Monte um planejamento:
Não adianta ser um mestre do aprendizado se você não tem organização. Se você não tiver um plano de estudos, será muito difícil controlar todas as fórmulas, conceitos e demais conhecimentos.
Determine qual matéria irá aprender e quando, quantas páginas e quais exercícios fazer; deixe tudo bem estruturado para você só ter o trabalho de seguir o cronograma ao longo do tempo. Já pensou ter que estudar e ainda ter que escolher o que estudar? É bem melhor já ter tudo no jeito, ainda mais se você precisa se organizar nos estudos a distância (EaD).
| Leia também: Como funciona o ensino EAD? Descubra tudo sobre essa modalidade de ensino!
4- Revise, revise, revise e… revise:
O nosso cérebro descarta as informações que ele julga como pouco importantes. Se você não revisar um assunto que aprendeu, você com certeza irá esquecer. Então, depois de ter contato com o conteúdo, revise e faça um esforço para se lembrar do que aprendeu.
Depois de um tempo, são muitos assuntos para revisar, por isso, o melhor é criar um plano para revisar cada dia um tema. Revisando um pouquinho de cada vez, você aprenderá sobre tudo o que precisa!
5- Ensine o que você acabou de aprender:
Assim que aprender um tema, tente o mais rápido possível ensinar a alguém. Assim, você conseguirá ter certeza do que aprendeu e quais pontos ainda precisam de reforço. Pode ser qualquer pessoa, desde o seu primo, irmão, cônjuge, cachorro, e por aí vai! O importante é o ato de ensinar.
Gostou? Então não deixe de nos acompanhar no Instagram, postamos conteúdos lá todos os dias!