Connect with us

Educação

Você sonha em ser professor mas não tem licenciatura?

Ser professor é algo gratificante: ter a possibilidade de marcar a vida dos alunos, construir conexões para toda a vida, contribuir com a sociedade e ainda por cima ter diversas áreas diferentes para atuar. Mas será que tem como trabalhar nessa área sem ter feito uma licenciatura? Tem sim, e em pouco tempo! Leia até o final para entender.

Published

on

Professora dando aula para uma turma de alunos no ensino fundamental.

Se tem uma profissão que é antiga, é a de professor, com centenas de anos de história. Está no nosso DNA ensinar e contribuir com o próximo. Se você gosta dessa área e sonha em dar aulas mas não tem uma licenciatura, então continue lendo e descubra como realizar esse sonho de forma simples e prática!

Formação Pedagógica é o curso que habilita de forma prática o profissional a ser um professor de qualquer área do ensino na educação básica, ou seja, as seguintes modalidades:

• Educação Infantil;
• Ensino Fundamental;
• Ensino Médio.

Dentre todas as competências que o estudante irá aprender no curso, podemos incluir as seguintes: didática, LIBRAS, metodologias da docência, entre outras matérias de suma importância para os profissionais dessa área.

Por isso, as estratégias pedagógicas e habilidades psicológicas e didáticas do professor serão desenvolvidas principalmente neste curso.

O estudante formado poderá trabalhar dentro da área educacional, que já foi citada anteriormente, e também na cultural. Ele terá competências para desenvolver projetos educativos e programas de inclusão social, na área da coordenação, supervisão, direção, em órgãos governamentais e não governamentais, públicos ou privados.

Quem tem interesse em trabalhar na área da educação e também para quem já está no mercado de trabalho, mas procura por uma formação mais específica e que o prepare melhor para os desafios da profissão.

A Formação Pedagógica é dividida em áreas, e a escolha depende dos seus objetivos e da sua formação superior anterior. Assim, é possível fazer a Formação Pedagógica aproveitando a área em que você já atua, ou buscar novos conhecimentos.

É um curso voltado para quem já é formado em alguma outra modalidade, como bacharelado e/ou tecnólogo, e deseja ingressar na área de ensino.

Por exemplo, se você é bacharel em Física, ainda não é habilitado a dar aulas. Com a Formação Pedagógica para não licenciados, você conclui as matérias faltantes para poder ter sua habilitação para trabalhar como um professor.

A Formação Pedagógica é um curso feito pensando em quem já possui outros tipos de graduação, como bacharelado e curso tecnológicos, e desejam ter habilitação para dar aulas. Por isso, ele é voltado a educar o aluno a desenvolver habilidades de ensino que geralmente não são ensinadas nesses cursos mais específicos.

Já a Segunda Licenciatura é voltada para quem já possui uma licenciatura em uma área, e deseja ter essa habilitação em outra área. Dessa forma, a segunda licenciatura fornece uma segunda opção para quem já tem inicialmente a habilitação para dar aulas.

A Segunda Licenciatura é uma modalidade muito buscada por pessoas que desejam trocar de área de ensino, trabalhar nas duas áreas ao mesmo tempo ou alternando as duas ao mesmo tempo.

Ambos os cursos possuem curta duração. Por isso, você pode fazer os dois em sequência caso deseje atuar em mais de uma área de ensino, ou caso o seu curso bacharel englobe duas ou mais áreas diversas.

Por isso, não existem limites para as áreas do ensino que você pode atuar, podendo escolher de acordo com os seus objetivos de ensino.

| Leia também: Vale a pena fazer uma segunda licenciatura? Saiba tudo sobre essa modalidade!

Menor tempo de conclusão

O curso de Formação Pedagógica tem duração menor do que o curso de licenciatura convencional. Aqui na Faculdade IBRA, o tempo mínimo para conclusão são apenas 6 meses. Ou seja, você conclui em pouco tempo e assim que receber o diploma, já pode lecionar na área. Além disso, não é necessário realizar um vestibular para fazer a sua inscrição.

A Formação Pedagógica é um curso EaD, ou seja, você pode fazer no conforto da sua casa, no horário que quiser. Nesta modalidade, o aluno tem acesso ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), em que ele pode assistir às aulas, acessar o plano de ensino da disciplina, entrar em contato com os professores para tirar dúvidas, participar de fóruns de discussão e outras atividades.

| Leia também: Como funciona o ensino EAD? Descubra tudo sobre essa modalidade de ensino!

Como comentamos, há uma grande falta de professores no setor educacional, com isso, há oportunidades para todos.

Segundo estudos, o Brasil pode sofrer com um déficit de professores de até 235 mil profissionais no ano de 2040. E essa estatística alarmante está sendo pensada pelos governantes que estão buscando formas de preencher essa lacuna.

Então, se sua preocupação é não ter um local de trabalho ao se formar em licenciatura, pode ficar tranquilo que isso não irá acontecer. Apenas é preciso se tornar um bom profissional para que as melhores vagas estejam ao seu alcance.

Com a Formação Pedagógica o profissional poderá aumentar seu leque de atuação, trabalhando em mais lugares, aumentando sua renda. Com isso, ele se tornará mais capacitado e estimado.

Pensa comigo, todos os profissionais que atuam no mercado de trabalho foram formados por um professor. Só de pensar nisso já dá pra entender o quanto essa profissão é importante, não é?

Ensinar é uma carreira extremamente satisfatória. Vai além de dar aulas, você inspira, motiva e ajuda os seus alunos a conquistarem os seus objetivos. Com isso, você também se aprimora tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Química – para não licenciados
Matemática – para não licenciados
Geografia – para não licenciados
Física – para não licenciados
Ciências Biológicas – para não licenciados
Artes Visuais – para não licenciados
Ciências Sociais – para não licenciados
História – para não licenciados
Educação Especial – para não licenciados
Educação Física – para não licenciados
Letras Inglês – para não licenciados
Filosofia – para não licenciados
Letras (Libras) – para não licenciados
Letras – português e espanhol – para não licenciados
Letras – língua portuguesa – para não licenciados
Artes – para não licenciados
Letras (Português e Inglês) – para não licenciados
Ciências da Religião – para não licenciados

Aqui na Faculdade IBRA, a segunda licenciatura é oferecida na modalidade de ensino a distância (EaD) e as aulas podem ser acessadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a plataforma online onde o estudante conta com o apoio de tutores para sanar dúvidas e ajudar no que for possível.

Contamos com um método de ensino eficaz e inovador, onde você pode consumir o conteúdo de diversas formas diferentes, com exercícios de fixação e muito mais!

Clique aqui agora mesmo, confira as opções de Formação Pedagógica na sua área e dê o próximo passo na sua carreira.

| Leia também: Certificado é o mesmo que diploma? Entenda.