Connect with us

Educação

Certificado é o mesmo que diploma? Entenda.

Published

on

Ao concluirmos algum curso, é comum ganharmos uma declaração comprovando que realmente participamos dele, e este documento pode ser tanto um certificado, quanto um diploma. Hoje, estamos aqui para apresentar a diferença entre os dois, já que não são a mesma coisa! Confira:

Certificado:

Segundo o dicionário, certificado é um “documento que tem a função de atestar ou certificar a exatidão de alguma coisa”. Na área da educação, é utilizado para garantir a participação em cursos técnicos, cursos de especialização, palestras, congressos e conferências.

Ele é emitido segundo as regras e políticas de cada instituição organizadora, sem a necessidade de um órgão regulamentador.

Diploma:

Segundo o Ministério da Educação (MEC), diploma é um documento que “atesta a conclusão de um curso superior e assegura os direitos destinados à carreira profissional desse nível” em território nacional.

O documento confere títulos como tecnólogo, bacharel ou licenciado aos solicitantes. Para ser válido, o diploma deve ser emitido pela instituição de ensino superior e reconhecido pelo MEC.

Por se tratar de um documento mais acadêmico, que envolve especificidades técnicas e teóricas, o diploma é produzido de forma individual para cada aluno, sendo assim, ele leva um certo tempo para ser emitido, variando de cada instituição.

Aqui na Faculdade IBRA, o tempo depende do período de conclusão do curso e o tempo da chancela do diploma. Quando se fala em transparência, não há ninguém melhor do que a gente, ao finalizar um curso, você fica por dentro de todos os processos desde a emissão do diploma até ele chegar em você.

O certificado de conclusão é mais prático e rápido, já que não são necessárias tantas informações como o diploma. Aqui na Faculdade IBRA, os certificados são emitidos em até 24 horas úteis após a conclusão do tempo mínimo.

E aí, você conhecia essa diferença? Envie esse artigo para um amigo!