Connect with us

Educação

Qual a diferença entre técnico, tecnólogo e bacharel?

Published

on

Quando vamos decidir que curso de graduação fazer, é muito comum ficarmos em dúvida em meio a tantos termos diferentes. Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos esclarecer a diferença entre técnico, tecnólogo e bacharel. De quebra, você vai receber algumas dicas de como escolher a melhor opção no seu momento atual.

Técnico e tecnólogo não é a mesma coisa!

Apesar dos termos parecidos, existe uma grande diferença entre os dois. O técnico não conta como nível superior, mas o tecnólogo sim. Como tecnólogo, você pode, inclusive, seguir para uma pós-graduação após concluir o curso.

Além disso, para ingressar nos cursos para ser tecnólogo, você precisa, obrigatoriamente, estar formado no ensino médio e passar por processos seletivos como o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

os cursos técnicos são mais variados, e podem ou não exigir o ensino médio completo, varia de acordo com a instituição ou o tipo do curso, mas, numa escala de formação, eles estão entre o ensino médio e o ensino superior.

Ambos têm aulas teóricas que intercalam com muita aula prática. Isso porque tanto o técnico quanto o tecnólogo desenvolvem habilidades específicas em suas formações, sendo o primeiro mais focado em cargos operacionais e o segundo para cargos de supervisão, coordenação e gestão.

Então, qual é a diferença entre tecnólogo e bacharel?

No caso do bacharel, o conhecimento é aprofundado em diversos temas e ele se torna um especialista em profissões específicas como engenheiro, advogado, psicólogo, etc.

Bacharelados podem ser profissionais liberais, atuar em órgãos do governo, empresas ou se tornar pesquisadores e cientistas.

Já o tecnólogo terá uma formação menos específica, com mais foco nas habilidades que atenderão a um determinado segmento.

Como escolher o melhor para mim?

Agora que você já sabe claramente a diferença entre eles, confira alguns tópicos para levar em consideração na hora de escolher qual curso fazer:

• Veja bem qual é o seu foco profissional e busque pessoas que estejam formadas na área de seu interesse para conversar sobre suas possibilidades;

• Caso esteja buscando uma rápida inserção no mercado de trabalho, os cursos técnicos são mais indicados;

• Se já escolheu a área em que deseja atuar e tem disponibilidade para se dedicar aos estudos por alguns anos, avalie iniciar um bacharelado, com ele você terá uma formação mais aprofundada e ampla;

• Um curso de tecnólogo pode ser mais prático para se inserir na área que você quer atuar, e depois conseguir se aprofundar mais ainda, conseguindo cargos mais altos;

• Pode acontecer de alguns concursos não aceitarem o diploma de tecnólogo, então esteja atento se a sua área pede o diploma de bacharel antes de fazer uma escolha.

Ainda está em dúvida do que fazer? Acesse a nossa página de cursos e encontre o que mais se encaixa às suas necessidades!

Continue Reading
3 Comments

3 Comments

  1. Noel Quitério

    janeiro 14, 2024 at 12:02 pm

    boa explicação,uma excelente oportunidade pra deixar meus comprimentos.

    • Vítor Tassar

      abril 4, 2024 at 3:18 pm

      Nossos agradecimentos, Noel!

  2. Pingback: Certificado é o mesmo que diploma? Entenda. – Faculdade IBRA Blog

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *