Connect with us

Educação

290 mil vagas de edital da UAB com prazos prorrogados pela CAPES

Published

on

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) atualizou o cronograma para a oferta recorde de 290 mil vagas em cursos de educação a distância (EaD) via Universidade Aberta do Brasil (UAB). O Edital nº 25/2023, publicado em 6 de dezembro, reabre a fase de adesão e solicitação de cadastro, com prazo até 31 de janeiro de 2024.

As etapas subsequentes, incluindo a submissão de propostas, divulgação de resultados e início dos cursos, também tiveram ajustes nas datas. A oferta, a maior desde a criação do Sistema UAB em 2006, abrange áreas como formação de professores, desenvolvimento regional e bacharelados, sendo implementada entre julho de 2024 e dezembro de 2026.

Sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil

O Sistema UAB permite que instituições públicas de ensino superior levem cursos de qualidade, oferecidos na modalidade de educação a distância, a locais distantes e isolados do País, por meio de parceria governamental nas esferas federal, estadual e municipal. Seu propósito é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação, por isso, as ofertas de vagas são prioritariamente voltadas para a formação inicial de professores da educação básica. Atualmente, 70% das vagas vão para a formação inicial e continuada de professores e 30% para cursos na área de administração pública e desenvolvimento econômico, social e regional.

Fonte: Brasília – Redação CGCOM/CAPES