Connect with us

Educação

Graduação on-line: 5 passos para saber como escolher uma de qualidade

Published

on

Mulher jovem de óculas com cabelo cacheado em casa na frente de um notebook olhando fixamente para a câmera.

Fazer uma graduação EaD (ensino a distância) é algo que pode alavancar a sua carreira profissional e dar mais notoriedade para o seu currículo, porém, de nada adianta se o curso não tem nada a ver com o que você quer trabalhar e, principalmente, se a instituição não for de qualidade.

Por isso, hoje você vai aprender os 5 passos para saber como escolher uma graduação on-line de qualidade. Leia até o final para saber as melhores dicas e uma lista de verificação para ter certeza de que você fará a escolha certa!

O Ministério da Educação (MEC) é o órgão responsável por reconhecer e aprovar quaisquer cursos e instituições de ensino superior. Através do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), é feito um acompanhamento rigoroso para avaliar a qualidade do ensino.

Ou seja, se o curso e a instituição não forem credenciados, o seu diploma não será válido.

Então, descubra se a faculdade tem autorização do Ministério para funcionar. No site do MEC é possível fazer esta análise.

Feito isso, analise se a estrutura física da instituição, os recursos pedagógicos e o corpo docente, por exemplo, cumprem requisitos de excelência. O MEC metrifica isso através do CPC (Conceito Preliminar de Curso) e do IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição), a informação também está disponível no site do MEC.

Uma boa instituição precisa obrigatoriamente ter bons professores, afinal, são eles que estarão em contato com os alunos o tempo inteiro, participando no processo de aprendizagem por completo, por isso, é interessante conferir a formação e o currículo deles.

A metodologia do curso indica como o curso funciona, se há encontros presenciais, aulas ao vivo, como funciona o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), etc.

A grade curricular indica os conteúdos que serão trabalhados ao longo do curso, o que também é interessante de se observar.

Leia também: Como funciona o ensino EAD? Descubra tudo sobre essa modalidade de ensino!

Algumas faculdades possuem convênios com empresas para ofertar vagas de estágio, por exemplo. Esse critério é muito importante para alunos que pretendem ingressar no mercado de trabalho ainda na faculdade ou logo após a formação.

Pode ser frustrante escolher uma instituição e descobrir que ela não oferece bolsas, descontos ou outras opções de pagamentos. Analise o valor da mensalidade, pondere acerca dos critérios anteriores e faça a sua escolha.

Com base nesses cinco passos, temos certeza que você irá escolher o curso e a instituição ideal para o seu crescimento pessoal e profissional!

Aqui na Faculdade IBRA, nós cumprimos todos esses requisitos e muito mais! Sabemos a importância que a educação possui na formação de um indivíduo, e estamos comprometidos a entregar um ensino de qualidade.

Somos credenciados e temos uma nota de excelência pelo MEC. Além disso, oferecemos oportunidades de estágio para os nossos alunos através de um convênio.
Também contamos com um método de ensino eficaz e inovador, onde você pode consumir o conteúdo de diversas formas diferentes, com exercícios de fixação e muito mais!

Se interessou? Confira o nosso site! Temos certeza que você irá encontrar o curso ideal para você.

Ah, e se você conhece alguém (ou é essa pessoa) que quer fazer uma faculdade, mas ainda não concluiu os estudos no ensino médio, nós da Faculdade IBRA temos disponível o curso de EJA para finalizar os estudos em pouco tempo e no conforto da sua casa! Clique aqui e saiba mais.