Connect with us

Educação

Como funciona o ensino EAD? Descubra tudo sobre essa modalidade de ensino! 

Published

on

Atualmente, estamos presenciando um crescimento explosivo dos cursos de educação à distância (EAD) no Brasil. Só nos últimos quatro anos, o número de cursos de nível superior na área cresceu 189%, sem contar os cursos de idiomas, cursinhos preparatórios para vestibular e atualizações profissionais. 

Mesmo com esse aumento do EAD, muitos estudantes ainda têm dúvidas de como funciona esse sistema de ensino e qual a diferença entre uma faculdade à distância ou presencial. Se você está pensando em fazer um curso superior EAD mas ainda está em dúvida, então esse artigo é para você! Confira as principais características dessa modalidade.

Como funciona uma faculdade de graduação à distância?

Fazer um curso EAD não é mais fácil e o conteúdo não é mais raso do que um curso tradicional. Tanto o ensino presencial quanto o EAD são muito semelhantes no que se refere ao conteúdo e ao nível de exigência. Um dos aspectos que contribui para isto é a forma como o Ministério da Educação (MEC) avalia os cursos destas duas modalidades, aplicando os mesmos critérios e o mesmo rigor.

Geralmente, a grade curricular e o material programático é exatamente igual, independentemente da modalidade. A única grande diferença está no modo como ocorre a comunicação: no EAD, os professores e alunos não precisam estar no mesmo ambiente ou no mesmo horário para que as aulas aconteçam.

Essa flexibilidade de agenda permite que um aluno de faculdade a distância concilie seus estudos com outras atividades, como trabalho e compromissos familiares. Por outro lado, ter o poder de decidir os dias e horários que serão dedicados ao estudo exige bastante organização e disciplina.

1- Ambiente de aprendizagem

No ensino à distância, as salas de aula tradicionais dão lugar a um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O AVA é uma plataforma digital onde os alunos matriculados podem assistir às aulas, acessar o plano de ensino da disciplina, entrar em contato com professores para tirar dúvidas, participar de fóruns de discussão e chats, entre outras atividades.

Muitas vezes, já na matrícula do candidato, ele recebe um login e senha para acessar o AVA. É por ali que ele acompanha o andamento do curso e fica por dentro do cronograma das atividades.

Tudo que o aluno faz dentro do AVA fica registrado: quantas vezes ele se comunicou com seu professor, os comentários deixados em fóruns, quais conteúdos foram acessados, etc. Todo esse registro é usado para avaliar a participação dos estudantes.

2- Material Didático

Cada disciplina possui um livro-texto que serve de base para o professor conduzir o curso. Algumas faculdades distribuem este material impresso para seus alunos, outras disponibilizam o livro de forma eletrônica. Além disso, existe um material complementar que fica acessível aos alunos pelo AVA. São videoaulas, palestras, textos, listas de exercícios e muito mais.

3- Tutoria

Os professores são responsáveis por suas disciplinas: eles elaboram o plano de ensino, materiais didáticos e as avaliações. Além disso, quem estuda a distância também conta com a ajuda de tutores.

Existem os tutores de polo, que ficam nos polos de apoio presencial, em contato direto com os alunos, auxiliando e orientando as atividades presenciais obrigatórias. Há também os tutores de sede, que trabalham na sede da universidade prestando atendimento online aos estudantes.

De modo geral, existe mais de um tutor de sede por disciplina e são eles que ficam mais tempo em contato com os alunos, tirando dúvidas e os motivando a participar das discussões.

4- Avaliações

Algumas avaliações são feitas no próprio AVA. O aluno pode enviar aos professores trabalhos e exercícios resolvidos, participar de discussões e até fazer provas, tudo de forma online.

No entanto, o MEC exige que todos os cursos EAD realizem algumas avaliações presenciais. A frequência com que estas avaliações ocorrem varia de uma universidade para a outra.

5- Diploma

O diploma de uma faculdade a distância tem a mesma validade do diploma de cursos presenciais, desde que a graduação seja reconhecida pelo MEC.

Quando o diploma é emitido, não existe nenhuma identificação dizendo que o aluno fez o curso na modalidade a distância ou presencial.

O diploma obtido em um curso a distância reconhecido pelo MEC permite a contratação para cargos de nível superior, participação em concursos públicos para esse nível de escolaridade ou a continuação dos estudos em uma pós-graduação.

O mais importante de tudo

Independentemente do tipo de curso que você fizer, busque saber se ele é aprovado pelo MEC, caso contrário, o seu diploma ou certificado serão inúteis.

A Faculdade IBRA tem uma avaliação de excelência pelo MEC, recebendo uma nota 4 no máximo de 5.

Se você quer dar o próximo passo na sua carreira e fazer o curso que sempre sonhou, clique aqui agora mesmo e se matricule em algum de nossos cursos disponíveis!

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *