Connect with us

Diversos

Como ler mais rápido? Um guia para quem sente preguiça de estudar através da leitura

Você já começou a ler um texto e quando se deu conta nem estava mais prestando atenção? Ou na hora que foi ler algo o sono veio imediatamente? Muitas vezes ficamos desanimados quando isso acontece, mas saiba que tem solução! Leia até o final e descubra como ler mais rápido e se manter focado nessa fonte de conhecimento tão rica que é a leitura!

Published

on

Quando vamos estudar usando algum material, seja um livro, apostilas ou outros materiais, geralmente surgem dois problemas: ou nós não conseguimos nos concentrar, ou não conseguimos dar conta devido a quantidade de texto, o que é bastante comum nos cursos superiores. Por isso, separamos algumas dicas de leitura dinâmica para ler mais rápido e conseguir ficar mais focado. Confira!

Nós sabemos, às vezes não dá para controlar, mas o hábito de pronunciar palavras em voz alta ou mentalmente precisa ser deixado de lado se você pretende desenvolver bem a leitura dinâmica. Ao contrário do que parece, esse hábito diminui a agilidade e compreensão do material.

Quando lemos, pulamos de uma palavra para outra, em um processo relativamente lento, em especial quando somos crianças. Nosso olhar se fixa em um ponto e vai saltando de um verbete a outro. Logo, o primeiro exercício a ser feito é o de agilizar os “saltos do olho”. Quanto maior, mais rápido você termina um parágrafo e, consequentemente, um texto.

Esse é um grande desafio, porque é difícil controlar o barulho da rua, da televisão ou do vizinho. Ainda assim, opte por lugares e momentos silenciosos para ler.

Por mais óbvio que possa parecer, leia bastante, muito e sempre que puder. É um exercício em que você estimula sua mente e, concomitantemente, adquire o conhecimento necessário.

Muito usada no estudo do inglês para fins específicos, o skimming é uma técnica que consiste em passar os olhos rapidamente por um texto para extrair informações básicas: título, autor, data, tema, tópicos e imagens, por exemplo. Dessa forma, você predispõe a mente a focar a leitura de forma completa apenas quando necessário.

Semelhante à técnica anterior, o scanning é um passar de olhos no conteúdo a ser lido em busca de identificar palavras-chave. É um modo eficaz de afunilar o conteúdo a ser assimilado, deixando de lado questões que não são pertinentes no momento.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo!