Connect with us

Diversos

Dia do Astronauta

Primeiro grupo de astronautas: Mercury Seven, ou Original Seven A Nasa anunciou em 1959 os nomes de sua primeira turma de astronautas para a imprensa e para o público. Esse primeiro grupo de astronautas foi composto por: Alan Shepard; Gus Grissom; John Glenn; Scott Carpenter; Wally Schirra; Gordon Cooper eDeke Slayton. Sete homens foram rigorosamente escolhidos entre mais de […]

Published

on

Primeiro grupo de astronautas: Mercury Seven, ou Original Seven

A Nasa anunciou em 1959 os nomes de sua primeira turma de astronautas para a imprensa e para o público. Esse primeiro grupo de astronautas foi composto por: Alan Shepard; Gus Grissom; John Glenn; Scott Carpenter; Wally Schirra; Gordon Cooper eDeke Slayton.

Sete homens foram rigorosamente escolhidos entre mais de cem pilotos de testes para participar do Projeto Mercury, cujo objetivo era realizar os primeiros voos tripulados dos Estados Unidos.

A bordo da cápsula Mercury MA-G, ele fez três voltas em torno da órbita da Terra, em 4 horas, 55 minutos e 23 segundos. Em 1998, Glenn também se tornou o homem mais velho a viajar no espaço, aos 77 anos.

Como ser um astronauta

A seleção é conduzida pela própria Nasa, que avalia civis e militares. No entanto, é extremamente raro que esse tipo de processo seletivo ocorra no Brasil.

Marcos Pontes, natural de Bauru-SP, foi o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço. Ele é uma entre as cerca de 500 pessoas que já tiveram a chance de fazer esta viagem e ver a Terra do espaço. Para realizar essa missão, Marcos Pontes foi escolhido por meio de concurso público pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

Para atingir o feito de ser o primeiro astronauta brasileiro, o major Pontes passou por um intenso treinamento na Nasa – que acumulou oito anos de duração. Motivo de orgulho para comemorarmos o Dia do Astronauta.

Ele decolou para o espaço no dia 29 de março de 2006, mas é no dia 9 de janeiro que comemoramos o Dia do Astronauta.

O Brasil também fez parte da construção da ISS, sigla em inglês para a Estação Espacial Internacional, uma moderna instalação no espaço.

Laika: uma cachorra astronauta

A cadela Laika, o primeiro ser vivo a orbitar a Terra a bordo do foguete soviético Sputnik 2, em novembro de 1957, não viveu tanto quanto os soviéticos declararam na época.

As autoridades soviéticas contaram na época que Laika morreu sem sofrer nenhum trauma, cerca de uma semana após o lançamento do foguete.

Mas informações divulgadas recentemente garantem que a cadela morreu de calor e pânico, apenas algumas horas depois do início da missão.

As novas evidências foram reveladas no recente Congresso Mundial Espacial, que aconteceu nos Estados Unidos, por Dimitri Malashenkov, do Instituto para Problemas Biológicos de Moscou.

FONTE:
https://blog.rafalecalcados.com.br/dia-do-astronauta-historia-curiosidades-e-muito-mais/

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *