Connect with us

Diversos

25 de abril: Dia do Profissional da Contabilidade

No dia 25 de abril, comemoramos o dia do profissional da contabilidade! Os profissionais da contabilidade são contadores (com graduação em Ciências Contábeis) e Técnico em Contabilidade (com curso técnico de ensino médio). E nós não poderíamos deixar de prestar nossa homenagem a esses profissionais incríveis, que em tempos de crise vem se dedicado ainda […]

Published

on

No dia 25 de abril, comemoramos o dia do profissional da contabilidade! Os profissionais da contabilidade são contadores (com graduação em Ciências Contábeis) e Técnico em Contabilidade (com curso técnico de ensino médio).

E nós não poderíamos deixar de prestar nossa homenagem a esses profissionais incríveis, que em tempos de crise vem se dedicado ainda mais para se manterem atualizados e orientar o empreendedor para amenizar os efeitos negativos da pandemia.

O que é a contabilidade?

“Contabilidade é a ciência que estuda a

pratica as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica (1º Congresso Brasileiro de Contabilidade/1924)”

A contabilidade é uma ciência social aplicada, que tem como objetivo o estudo do patrimônio (bens, direitos e obrigações) das entidades, registrando através da escrituração, todos os documentos que contenham fatos contábeis, que darão suporte a elaboração e publicação das demonstrações contábeis.

Profissionais da contabilidade: Contador X Técnico

O Contador é o bacharel em contabilidade, é o profissional formado em Ciências Contábeis, enquanto o técnico é o profissional com certificação em curso técnico.

  Ambos os profissionais precisam possuir o registro no Conselho Regional de Contabilidade, porém, o parágrafo 2°, do artigo 12 do Decreto Lei n.° 9.295/46, incluído pela Lei n.° 12.249/10, dispõe que: “os técnicos em contabilidade já registrados em Conselho Regional de Contabilidade e os que venham a fazê-lo até 1° de junho de 2015 têm assegurado o seu direito ao exercício da profissão”.

Área de atuação

O profissional contábil, encontra muitas opções de atuação no mercado de trabalho, seu papel é fundamental em diferentes áreas.

Nós da faculdade Ibra, separamos 7 áreas de atuação para o profissional bacharel em Ciências Contábeis. Todas as especializações informadas estão disponíveis em nosso portal junto com diversas outras.

1-  GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS

Desenvolver visão estratégica dos negócios, oferecer instrumentais, permitindo ao participante uma maior eficiência no processo decisório. Desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área de administração. Desenvolver habilidades pessoais em comunicação, planejamento e liderança.

2- GESTÃO PÚBLICA

 Essa é uma ótima opção para quem sonha com estabilidade e carreira pública.

O profissional que atua em órgãos públicos, pode ingressar através de concurso público, onde terá estabilidade após 3 anos de período probatório, ou para cargo de confiança, onde não há a estabilidade.

 Suas funções variam de acordo com o órgão público, mas é muito importante que o profissional que deseja ingressar nessa área, procure se especializar na mesma. O curso objetiva promover a preparação completa do aluno para prestar concurso público com foco nos cargos de Gestão, tanto em âmbito federal quanto estadual e municipal, bem com prepará-lo para o pleno exercício das funções e atividades inerentes aos cargos.

3- PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

O curso visa capacitar profissionais de nível superior para o Planejamento e Gestão de Tributos das empresas. Permitindo a estes profissionais um aprendizado prático e dinâmico, somado a um forte embasamento teórico em planejamento tributário, garantindo melhor eficiência fiscal, no cenário econômico atual.

4- ECONOMIA E FINANÇAS

Capacitar os alunos e profissionais para o aprendizado da controladoria e finanças, visando ao desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais em organizações a partir de uma visão estratégica de processos, preparando os profissionais para assumir posições de liderança e cargos estratégicos e para o exercício da gestão orientada para a construção de uma empresa ágil, flexível e que apresente resultados eficientes de forma eficaz. Habilitar o profissional para atuar em docência superior.

5- CONTROLADORIA

Formar profissionais aptos para atuarem no levantamento de dados para a tomada de decisões no âmbito financeiro das organizações, proporcionando um planejamento adequado da economia, contabilidade, tributos e finanças.

6- GESTÃO BANCÁRIA E NEGÓCIOS

Formar profissionais aptos para atuarem no levantamento de dados para a tomada de decisões no âmbito financeiro das organizações, proporcionando um planejamento adequado da economia, contabilidade, tributos e finanças.

7 PERÍCIA CONTÁBIL

A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio ou constatação de um fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente, conforme informa a Norma Brasileira de Contabilidade.

Essas são algumas das diversas áreas de atuação desse profissão tão versátil, que merece todo nosso respeito e admiração. A Faculdade Ibra parabeniza a todos os profissionais da Contabilidade por toda dedicação e empenho em uma área tão diversa e essencial!

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *