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ÁREAS DE ATUAÇÃO PARA FORMADOS NO CURSO DE PEDAGOGIA

A pedagogia teve seu início no século V, na Grécia, quando as explicações religiosas deixaram de ser a única resposta para dúvidas que surgiam na época. A palavra Pedagogia é de origem grega, com significado da ciência que trata da educação dos jovens, que estuda os problemas relacionados com o seu desenvolvimento como um todo. […]

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A pedagogia teve seu início no século V, na Grécia, quando as explicações religiosas deixaram de ser a única resposta para dúvidas que surgiam na época. A palavra Pedagogia é de origem grega, com significado da ciência que trata da educação dos jovens, que estuda os problemas relacionados com o seu desenvolvimento como um todo.
Dentro desta ciência na educação, destacamos a diferença para os termos Magistério e Pedagogia.

 Magistério é o nome dado para o cargo de professor, envolvendo todo o seu exercício dentro desta profissão.
 Os pedagogos são especialistas em educação, são responsáveis por fornecer o suporte pedagógico aos alunos, professores e pais. Papel voltado aos profissionais que atuam como coordenadores, orientadores ou supervisores.
A educação engloba processos sobre o ensinar e o aprender. O magistério é uma arte para ensinar, é um exercício constante. Aquele que educa prioriza desenvolvimento, é um progresso. Os pedagogos apresentam desempenhos educativos capazes de levar o ensino em todos os lugares que estão, sejam em escolas ou não. O educador vive para o aprendizado de maneiras diferentes. São como carros nas estradas, sempre em idas e vindas, levando e trazendo bagagens preciosas. Nesses trajetos são capazes de levar o ensino trazendo mais aprendizado, restaurando sempre mais o conhecimento.

COMO SURGIU A PROFISSÃO
Observando o final do século XIX até 1930, no Brasil, os professores eram formados pela Escola Normal. Neste mesmo ano foram ocorrendo mudanças, iniciativas importantes no campo educacional, entre elas o trabalho desenvolvido pelos institutos de educação, tendo como base as experiências da Escola Ativa que por sua vez, foi ganhando força na primeira metade do século XX.
O curso da Escola Normal já existia no Brasil desde 1835. Não existia de fato um curso de Pedagogia no país, a criação só foi realmente feita no ano de 1939, através do Decreto- lei nº 1.190 no dia 4 de abril de 1939 por organização da Faculdade Nacional de Filosofia, da Universidade do Brasil, o curso de Pedagogia.
Visando a dupla função de formar bacharéis e licenciados para várias áreas inclusive para o setor pedagógico. Destaca-se às ideias iniciais provindas da Grécia Clássica e com os anos foi vinculando a imagem do Pedagogo à formação de crianças. Quem imaginaria, tal ciência passar por mudanças, adaptações e crescimento no mercado?

LINHA DO TEMPO
Em meados dos anos 80 o professor ao concluir o colegial, podia atuar como professor na área de ensino Pré – Primário, ensino para Educação Infantil com crianças de faixa etária entre 5 e 6 anos.
O sistema educacional brasileiro é dividido em Educação Básica e Ensino Superior. A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9.394/96), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.

Ainda em 96, no Art. 62 da Legislação nº 9.394 o estabelecimento de que a formação de docentes para atuar na educação básica será em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério. Consta no 2º parágrafo do mesmo artigo que a formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância. (Incluído depois pela Lei nº 12.056, de 2009).
Dentre todas as mudanças, a área de estudo em Pedagogia sempre foi mais voltada a supervisão e coordenação. Por ventura teve um olhar diferente com o passar dos anos, fazendo o seu crescimento no mercado de trabalho.

ÁREAS DE ATUAÇÃO PARA FORMADOS EM PEDAGOGIA
Para a carreira profissional, destacamos algumas áreas da Pedagogia. Os diversos âmbitos de atuação como:

• Em educação de criança com deficiência, professor de apoio;
• Com populações carcerárias, educação social;
• Docência;
• Educação Especial;
• Gestão Escolar;
• Orientação Educacional.
• Indústrias de Brinquedos.
• Materiais Pedagógicos
• Pedagogia Empresarial.
• Pedagogia hospitalar.

O objetivo principal da pedagogia é a melhoria no processo de aprendizagem através da reflexão, regularização e produção de conhecimentos. Ela está conectada com perspectivas sociais e também com as diretrizes educacionais do país. O profissional pedagogo, que busca afiançar a qualidade da educação, tem diversos campos de atuação, frisando a administração e o magistério, podendo gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores.

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