Connect with us

Diversos

Como será o mercado de trabalho pós-pandemia?

Published

on

O impacto causado pela pandemia não ficou restrito apenas à área de saúde, mas sim a todo o mercado de trabalho. A partir dessa situação surgiu a dúvida: de que forma esse impacto vai nos afetar a longo prazo?

Mesmo que o futuro do mercado de trabalho pós-pandemia ainda seja incerto,  é possível prever as possíveis transformações com o fim do isolamento acarretará. Alguns estudos já foram feitos e a principal preocupação existente é a retomada econômica e como administrar um sistema que foi amplamente tomado pela tecnologia.

A seguir, vamos abordar algumas tendências do mercado pós-pandêmico.

  • Home office ou Modelo de Trabalho Híbrido

Uma das tendências mais discutidas nas empresas, esses novos modelos de trabalho já são realidade para muitos. Em 2018, cerca de 3,8 milhões de brasileiros já trabalhavam através do home office, mas durante a pandemia esse número aumentou em 5 vezes. Segundo dados levantados pelo IBGE, em 2021 cerca de 7,9 milhões de pessoas trabalham em home office no Brasil. 

Já segundo uma pesquisa da plataforma Workana, 84,2% dos gestores pretendem manter o formato de trabalho remoto depois da pandemia. Essa escolha pode ser justificada através de algumas vantagens, entre elas:

  • Economia de tempo e dinheiro: o colaborador economiza tempo de deslocamento, combustível ou valor do transporte, enquanto a empresa reduz significativamente os custos de manutenção, energia e água, por exemplo;
  • Aumento da produtividade: De acordo com levantamento da Pulses, startup especializada em clima organizacional, desde o início da pandemia, 78% dos trabalhadores se sentem mais produtivos trabalhando em casa.

Mesmo com as algumas desvantagens do home office – como as distrações no ambiente familiar ou a falta de um ambiente adequado para o trabalho -, tudo indica que o home office fará parte da rotina de muitas empresas nos próximos anos.

  • Setores da saúde, tecnologia e marketing digital tendem a se destacar

As medidas para evitar a proliferação do Covid-19 acabaram afetando muitos negócios, mas em compensação outros setores foram impulsionados por conta dessas medidas e devem manter o ritmo de crescimento quando o isolamento terminar.

A área de saúde e a de tecnologia passaram a ser ainda mais requisitadas durante a pandemia, acelerando mudanças e transformações antes previstas para  acontecer apenas nos próximos 5 anos.

A consultoria MCKinsey & Company entrevistou 800 executivos ao redor do mundo, buscando saber mais sobre seus planos de contratação pós-pandemia, e a resposta unânime: trabalhadores da área de saúde, tecnologia , segurança e metodologia ágil.

  • Habilidades que serão mais procuradas por recrutadores no pós-pandemia

A pandemia mudou a maneira que os recrutadores enxergam seus candidatos e as habilidades consideradas mais importantes. Deste modo, é importante ficar por dentro de quais as suas melhores soft skills – habilidades comportamentais – e analisar quais delas farão com que você se destaque. As principais soft skills que podem te ajudar a se manter no mercado de trabalho são:

  • Inteligência emocional
  • Criatividade
  • Resolução de problemas
  • Comunicação efetiva
  • Uma pós-graduação vai te destacar no mercado de trabalho

A partir de agora, para ter boas chances de emprego será necessário buscar adaptação, aprender a fazer boas escolhas e a buscar novas habilidades e viés de conhecimento.

Alinhado a essa transformação social, manter a competitividade será fundamental. Um diploma de graduação já deixou de ser um diferencial, e por isso cursar uma especialização é o que pode te garantir destaque entre outros candidatos.

No Grupo Educacional IBRA você encontra diversas opções de cursos de pós-graduação, que não só vão te ajudar a se destacar, como também vão ser a ponte entre você e as novas ferramentas de ensino. Nossos cursos te possibilitam estudar onde e quando quiser, podendo ser feitos 100% online em um período de conclusão a partir de 3 meses. 

Se você busca ficar em evidência dentre seus concorrentes, acesse nosso site e escolha o curso que mais se encaixa nos seus objetivos.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Victor

    agosto 15, 2023 at 3:50 pm

    Este foi o quarto artigo que acabei de ler relacionado a esse tema e foi o que mais deixou claro para mim. Gostei. clique aqui e baixe

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *